sexta-feira, 19 de agosto de 2011

João Baptista Zoppas, Dirce Ribeiro Zoppas

O certo é renegar os fatos e torcer para que o melhor pra nós aconteça, ou é ter em mente que o que é melhor pra nós pode fazer o outro sofrer? Vivemos a vida inteira em busca de um ideal: a felicidade. De repente surge o destino, com suas barbas grisalhas, a informar que a tempestade chega. Mas quem nega que o possa vir anunciar a chegada de um dia inesperado, tão sonhado? De surpresa, o destino nos assusta. Por vezes nos alegra o coração... Por outras, parece envolvê-lo de material enferrujado. Material este que cava até sangrar. Material que anuncia a morte. A morte de alguém, tua morte.
Nunca vi coração sangrar! Apenas o sinto, de vez em quando. E o que dói por dentro, nossos olhos denunciam. O que "dói" por fora é a batida na quina da cabeceira... Isso não é dor! Dor é muito mais. Dor é ver que o passado se extigue no presente. É saber que possivelmente não mais sentirá o calor de uma pessoa no futuro. O calor de uma pessoa que te aqueceu a vida inteira, com as melhores histórias e chazinhos com bolo ao fim de cada tarde. Pessoa que chorou tuas lágrimas e parabenizou pelo teu boletim dos trimestres do ano letivo. Que se emocionou ao te ver cantar, ou encantar, ao te ver sorrir... Ao te ver realizar um grande sonho!
Por que o ciclo da vida é rígido desta maneira? Se eu passasse a vida inteira a ouvir histórias, utopias, esclarecimentos, depoimentos... Se eu tivesse de viver cem anos podendo ver o mesmo sorriso de alguém que se vai antes do tempo...
Muitas vezes é mais "tri" ir ao mercado acompanhado de avós de cabelo e barbas brancas do que ir ao shopping com as amigas, as top's do colégio, pra comprar tintura que esconderão a cor amarelada do cabelo. Para deixar o rosto artificial.
Em 1900 não existia Avon; não era moda fazer academia; pintar cabelos, quando muito, era depois dos trinta; ir ousada para uma festa (como hoje em dia, com vestidos no meio das pernas)? Que métodos idiotas de conquistar alguém. Namorava? Era pra casar. Casava? Era cedo, e sustentava a família através do salário adquirido de estudos. As "fazendas", normalmente, a esposa prendada que usava para tecer os trajes. Boneca de plástico, que fala? Que nada! Bruxinha de pano costurada à mão!
E será que é perder tempo descobrir a infância e adolescência dos "coroas"?
EU NÃO ME INVERGONHO DE DIZER, e ainda estufo o peito ao anunciar a verdade: Meus avós são minha base de vida, assim como muito são meus pais, que os consideram da mesma forma, acredito. E cada borboleta que foi soltada ao vento pelas risadas das piadas, ou pelos conselhos e ensinamentos, sobrevoam como pluma, leve, no céu de minhas lembranças. São estrelas que cintilam e de longe se vê. É o que eu levo da vida.
É terrível ir à Porto Algre e a ausência na cadeira divertida que deita nos tocar o coração, sussurando que seu dono não mais será visível aos meus olhos, enquanto eu não for reinar a vida nos céus! Dói quando eu vejo o livro do histórico do Grêmio e ninguém o folheia pra mim. Não mais sinto atração por deitar no sofá fofinho, esperando a comida que está sendo preparada e saber das notícias do mundo que interessam a ti, que partiste. Que sentido há na vida sem tuas histórias de proezas do passado?
Se pudessem estar aqui, ao meu lado, lendo isso, tenho certeza que diriam o mesmo que sempre foi dito: Essa guria tem futuro! E quando eu lhes disse que serei médica, que impressionaram-se e deram todo o apoio! Se orgulharam de mim, durante minha vida inteira, até chegar aqui. Não só de mim, como dos irmãos e primos. E sei que estariam comovidos a ler este texto, não pelas minhas palavras, mas por saber o que elas significam pra mim. Porque elas estariam soltas ao vento se nossos momentos não fossem eternamente memoráveis.

Vô João Baptista, sei que me guardas aí no céu. Eu sinto saudades de ti. Ainda não me conformo da perda. Nem aceito! Mas suporto. Grande homem! O maior que eu já vi. Pouco mais alto que eu, mas, com certeza, de alma e coração gigantescos, bem maiores que quaisquer outros. Me espera aí no céu!
Vó Dirce, que aconteça o que for melhor pra ti. Ninguém quer que tu regresse à vida lá em cima tão cedo. Também nunca quisemos que sofresses tanto! Que Deus te proteja neste difícil trajeto. Coincidência do destino. Fato inesperado, doloroso, NOS CORRÓI POR DENTRO. Não quero te ver sofrer, sem poder falar, sem se expressar, sem exercer o sentido maior de ter nascido. Quero te ver cheia de vida por muito tempo ainda! As esperanças existem, e não são só minhas! És um exemplo de mulher guerreira, forte e incansável. Que aconteça, literalmente, o melhor pra ti!!! Torço pra te ver muito bem. Mas quem somos para desvendar os dilemas do destino? MACKTUB: algo está escrito.
Amo vocês demais! Exemplos de uma vida digna, pessoas de fibra!
Eternos pra mim!

Um comentário: